quarta-feira, 26 de maio de 2010

Glossário para psp

Glossário para o PSP
Recebido da Simone Rúbia, através do Grupo Colorindo a Vida com o Psp.


Accents
São pequenas imagens, figuras, arabescos, espirais e outras, usadas para embelezar ou complementar um trabalho. Podem estar em formato psp ou jpg.

Alphas (Alfas)
São alfabetos. Podem estar em formato gif animado, jpg ou png. Utilizados em assinaturas, tags, tops e em trabalhos de scraps.

Avatars
São pequeninas tags em formato gif animadas, elaboradas com imagens, tile, brushes e outros efeitos. Geralmente são quadradinhas e com textos inseridos. É uma versão moderna e atualizada dos blinkies - mais elaborados.

      
Back
Pode se referir tanto ao background - o fundo do papel de carta, ou ao tile - a "amostra" do fundo do papel. Em geral, refere-se ao todo do papel.
 

BackgroundÉ o fundo do papel de carta. Geralmente é feito a partir de um tile pequeno que cobrirá toda a área do papel.

Blings
São gifs animadas que possuem um efeito brilhante. Alguns deles se caracterizam por formar rapidamente o traçado de uma imagem, sendo muito utilizados para complementar as tags, criando um efeito animado e charmoso.


      
Blinkies
São pequenas tags em formato gif, usadas para assinaturas e pequenas mensagens. Os blinkies tradicionais caracterizam-se pela animação de pequenos quadradinhos que piscam ao redor da tag.
 


 
Borders
São bordas. Podem ser assim também chamadas as frames (molduras) mais simples.

 
Brushes
São imagens originalmente em preto, branco e cinza, que são aplicadas em tags e papéis na cor que se quer, produzindo um efeito de transparência muito bonito. 
   
 
Corners
São cantoneiras, imagens apropriadas para enfeitar as extremidades da imagem.


 
Dings
As dingbats são fontes, embora não o pareçam. Elas possuem o formato .tff, o mesmo das outras fontes. Elas possuem características especiais: cada letra digitada corresponde a um símbolo ou uma forma. 


 

Dividers
São divisores. Em geral são barrinhas, ornamentos criando efeitos de barras, horizontais ou verticais, com o objetivo de dar uma idéia de separação ou finalização.

 


 Doodles
São palavras ou desenhos rabiscados que servem para enfeitar. Eles têm a aparência de que foram feitos à mão livre. Temos o recurso da caneta digital para esse tipo de trabalho. (by Sonia Pereira)

          
 

Floaties
É um tile pequenino em formato .gif animado, composto de imagens pequeninas. São usados para fazer um fundo animado de papel de carta. 

(tamanho real)
 
Frames
São molduras para dar um acabamento à imagem como se fosse um quadro. Há frames prontas para apenas se inserir a imagem, e há aquelas que criamos ao acrescentar bordas à imagem e nelas aplicar efeitos de moldura.

                   
 
Gifs
Imagens que se caracterizam pelo número reduzido de cores. Elas podem ser transparentes ou não, animadas ou não.

gif transparente                    gif animado                                                   
 
Glitters
São pequenos tiles (fundos) em formato gif animado, que são utilizados em assinaturas, tags  ou para efeitos em formatações.

                        

 
Gradientes
São imagens em formato pspgradient, jgd ou jpg, caracterizando-se por uma combinação de cores em degradée.

              
 
Gráficos
Referem-se a imagens em jpg, com fundo. Em geral, são imagens de fotos, pinturas, quadros, paisagens.
          
 
Imagem JPG
São imagens em formato jpg. Podem ter um fundo liso - branco ou de outra cor - ou podem ter um fundo que faz parte da própria imagem (ver Gráficos). As imagens com fundo liso podem ser "limpas" no PSP, tornando-se transparentes, como no exemplo abaixo.
        
 
Layers
São "camadas" de imagens. Uma boa analogia para se entendê-las melhor é compará-las a folhas de papel transparente superpostas, cada uma com um elemento ou efeito, compondo uma imagem final. Elas podem ser trabalhadas separadamente de forma a obter efeitos interessantes e conseguir um resultado desejado.
 

Masks
São imagens em preto, branco e cinza, que quando aplicadas, criam um efeito de transparência na imagem. Podem ter o formato jpg ou msk.
                        
 
Palettes
São paletas - opções que se tem para trabalhar com os diferentes efeitos ou recursos do PSP, apresentadas em janelas isoladas. As paletas mostram em detalhes os recursos daquele item escolhido. Exemplos: na paleta de Materials pode-se escolher as cores através de vários critérios, enquanto que a paleta de Layers apresenta as layers que compôem a imagem e as opções para se trabalhar com elas.
         
 
Patterns
São padrões -modelos- de desenhos, estampas e efeitos de cores, para que se possa com eles preencher e decorar papéis, seleções, interior de fontes, etc. Possuem a vantagem de se poder aplicá-los com diferentes ângulos e tamanhos, adaptando-os ao trabalho que se pretende fazer.
      
 
Picture Tubes
São imagens em formato picturetube, utilizadas como "carimbos" sobre uma imagem, com a utilização da ferramentaPicture Tube. Sua principal característica é que podem ser aplicadas em tamanhos variáveis, de acordo com a finalidade que se pretende, sem que se perca a qualidade da imagem.

 
Plugins
São programas e arquivos com efeitos especiais que são adicionados como acessórios ao PSP. Existe uma variedade enorme de plugins e filtros, possibilitando mais recursos para se trabalhar com as imagens.
 

Quick Page
É o scrap pronto, que chamamos de layout, com espaços vazados para colocar as fotos. São feitos em tamanho grande com alta resolução com terminação .png. (by Sonia Pereira)


(tamanho reduzido)
 
Selections
É uma forma criada a partir de uma seleção determinada. Aplicada a um fundo, permitirá que se crie efeitos interessantes na composição de tags, tops e papéis.
        
 
Scraps
Scrapbooking é o trabalho artesanal de montar álbuns, usando recortes, fazendas, botões, fitinhas, clips e etc. Dessa idéia, surgiu o scrapbooking digital, que é o mesmo tipo de arte, sendo que os papéis, botões, clips e todos os enfeites são feitos em programa de imagens no computador. São os SCRAPS. (by Sonia Pereira)


(tamanho reduzido)
 
Shapes
São formas geométricas ou  figuras utilizadas com a ferramenta Preset Shape, com a finalidade de compor, ilustrar ou complementar um trabalho. Sua aplicação poderá ser em tamanho, cores e estilos variáveis, permitindo sua adaptação ao efeito que se quer obter.
                        
 
Slats
Slat é uma imagem com tiras, usada em assinaturas, tags, e outros. A imagem aplicada a um slat assume a forma desse, criando um efeito interessante e apresentando a imagem em um formato diferente.
      
 
Stationeries
São papéis de carta prontos, formatados, acompanhados de uma tag combinada com o papel.

Tags

Tag=etiqueta. São trabalhos pequenos geralmente usados para assinaturas ou mensagens pequenas. São salvas normalmente em formato jpg e seu tamanho não é fixo. Utilizadas também para compor papéis de carta e complementar trabalhos em scraps.
      

Templates
É um modelo de montagem do scrap e serve de orientação, para que seja feito o trabalho.(by Sonia Pereira)


 
Texture
Textura. É um efeito que procura "quebrar" a cor lisa para realçá-la ou para criar uma aparência semelhante a outros materiais, tais como papéis, concreto, pintura, linho e muitos outros.
           

Tile
É uma "amostra" do fundo que iremos utilizar para compor o background do papel. O tile não deverá apresentar emendas pois pretende-se que ele se "espalhe" por todo o fundo do papel, criando um visual homogêneo.
             
 
Tubes
São as imagens que possuem os formatos psp, pspimage, picturetube, tube. Têm ótima resolução, transparentes e são muito utilizadas no PSP. Possuem 1 ou mais layers transparentes. Esses formatos não são visualizados pelo Outlook, pois tratam-se de imagens próprias do programa PSP.

 
* As imagens foram extraídas de listas de trocas na Internet.
** As definições aqui apresentadas não são técnicas, possuindo apenas um caráter didático e explicativo.