segunda-feira, 18 de abril de 2011

Fase 01 da dieta de Atkins, dicas e tradução do grupo União Atkins no Yahoo

ALIMENTOS PERMITIDOS NA INDUÇÃO


LIBERADOS

Peixes, salmão, atum, truta, lagosta, moluscos, caranguejos, linguado, lula, sardinha, camarão, arenque

aves, ovos, galinha e frango, pato, peru, ganso, codorna, faisão
carne, bifes, carne de porco,  carneiro,  vitela, cervo


LIMITADOS

  • Ostras e mexilhão = ambos tem um teor de carbos mais elevado do q os outros frutos do mar. Limite o seu consumo em torno de 100 g ao dia.

  • ** Carnes processadas, como presunto, bacon, salsicha temperada(pepperoni), salsicha comum, salame, embutidos em geral e peixes processados, são conservados com adição de açúcar e certamente terão carbos, que devem ser computados na sua cota diária.

Evite carnes e peixes conservados com nitratos, que são conhecidamente cancerígenos. Evite também alimentos industrializados que não sejam produzidos exclusivamente de carnes, aves ou peixes, como kani-kama,  almôndegas ou empanados.

  • *** miúdos (órgãos – fígado, moela, rim, etc) = em torno de 100 g por dia.



QUEIJOS

Todos os queijos contém algum carboidrato. A quantidade ingerida deve ser administrada pelo conhecimento.

Você pode consumir 100 ou 120 g diárias dos seguintes queijos, gordos e duros, cremosos ou semi-cremosos envelhecidos, incluindo:

Cheddar,
Queijo cremoso
Queijo de vaca, cabra ou carneira
Gouda
mozzarella
Roquefort e outros blue cheeses (queijos azuis)
Queijo suiço

O princípio básico é contar 1 carboidrato para cada fatia de queijo (28 g)

PROIBIDOS: queijo cottage, queijos frescos, assim como queijos “diet”, queijos em pasta ou soro do queijo.

Pessoas com os sintomas de infestação por levedura, alergia ou intolerância a laticinios devem evitar queijos!!

Produtos q imitam queijos não são permitidos, exceto os de soja ou arroz, desde que sejam considerados os teores de carboidratos.

VEGETAIS

Ingerir de 2 a 3 xícaras por dia de:

Broto de alfafa
Cogumelo
Endívia
Salsa
Escarola
Pimenta
Aipo
Funcho (erva-doce)
Radicchio
Chicória
Rabanete
Alface
Alface romana
pepino
daikon
arugula
bok choy
jicama
mâche
sorrel

Estes vegetais são ricos em fitonutrientes e fornecem uma boa quantidade de fibras.

OUTROS VEGETAIS

Os vegetais seguintes contem mais carboidratos do que as saladas. Ingerir 1 xícara por dia, SE NÃO ULTRAPASSAR 2 XÍCARAS DE SALADA.

Alcachofra
Aipo
Abóbora
Coração de alcachofra
Ruibarbo
Aspargos
Folhas de beterraba
Repolho azedo
Broto de bambu
Broto de feijão
Repolho
Cebolinha
Ervilhas
Berinjela
Espinhafre
Brocolis
Tomate
Alho poró
Nabo
Repolho
Quiabo
Pinhão de água (?)
Couve-flor
cebola
abobrinha
dandelion
dandelion greens
spaghetti squash
hearts of palm
string or wax beans
broccoli rabe
kale
summer squash
brussels
kohlrabi
water chestnuts

If a vegetable, such as spinach or tomato, cooks down significantly, it must be measured raw so as not to underestimate its carb count.

GUARNIÇAO PARA SALADA

Bacon tostado e esfarelado
Queijo ralado
Ovo cozido picado
Cogulemos sauteados em manteiga
Creme de leite azedo

TEMPEROS

Todos os temperos para incrementar o sabor, desde q vc esteja certo de que não contenha açúcar.

ERVAS

Basílico
Alho
alecrim
pimenta cayena
gengibre
salvia
orégano
losna
dill
pimenta
tomilho
cilantro

Como molho para salada use óleo, vinagre, suco de limão, ervas e especiarias.
Evite vinagre balsâmico que contem açúcar.

Prepare os molhos para salada sem adicionar açúcar e não mais de 2 carbos por colher de sopa por porção estará ok.

(Prepared saladdressings without added sugar and no more than two carbs per tablespoon serving are also fine.)



Muitas gorduras, especialmente certos óleos, são essenciais para a boa nutrição. Óleo de oliva é particularmente valioso. Todos os outros óleos vegetais são permitidos. Os melhores são: canola, noz, soja, grapeseed, gergelim, girassol e açafroa, especialmente se eles forem elaborados por “pressão a frio”ou "expeller-pressed." Não use óleos polyinsaturados, como óleo de milho, soja ou girassol a altas temperaturas ou permita que tostem ou façam fumaça.

Manteiga é permitida. Margarina não. E a proibição é devida ao processo de fabricação de gorduras trans (óleos hydrogenados), que traz um sério risco à saúde.

Vc não deve retirar a pele e a gordura da carne e aves. Salmão e outros peixes de água fria são excelentes fontes de ácidos graxos ômega 3.

Lembre-se que tentar fazer uma versão de baixa gordura da Dieta Atkins irá interferir com a queima de gordura e sabotar sua perda de peso.


Você deve definir que adoçante combina com você mesmo, mas os seguintes são permitidos:

Sucralose (marcas Splenda e Linea)
Sacarina
Ciclamato
acesulfame-K

Adoçantes naturais, finalizados em “ose”, como maltose, frutose, etc. tem que ser evitados. Todavia, certos açúcar de alcool, como maltitol, não afetam o açúcar no sangue e são aceitáveis

Sacarina tem sido estudada intensivamente e efeito nocivos são produzidos em laboratório quando ministrada em ratos em doses extremamente altas. O FDA removeu a sacarina da lista dos cancerígenos, baseando esta decisão na análise completa da literatura médica e no relato do National Institute of Science’s, de que não há clara associação entre sacarina e cancer humano. Sacarina pode ser seguramente consumida com moderação, ou seja, 3 envelopes por dia.

Nós desaconselhamos o uso do aspartame devido a observações clínicas de que ele retarda a perda de peso em certas pessoas.


O FDA aprovou a planta stevia apenas para uso como suplemento, e não como adoçante.
A preferência p/ Atkins, todavia, é SUCRALOSE (Splenda e Linea), o único adoçante feito do açúcar. Sucralose é segura, não calórica e não eleva o a;çucar no sangue. Tem sido usada no Canadá há anos, e o FDA aprovou recentemente depois da análise de mais de 100 estudos acompanhados nos últimos 20 anos. Observe que cada envelope de qualquer substituto do açúcar tem cerca de 1 grama de carboidrato. Não esqueça de somar o seu consumo no seu total diário.

BEBIDAS PERMITIDAS

BEBA, NO MÍNIMO, 8 COPOS DE ÁGUA POR DIA.

Água filtrada, água mineral, Spring water, Tap water

Como suplemento vc pode beber:

Caldo de carne
Club sodaCreme  (espesso ou fino) – 2 ou 3 colheres de sopa por dia, computando os carbos
Café descafeínado
Chá (sem cafeína)*
Soda diet feita com sucralose (some a quantidade de carbos)
Água com gás com sabor (verifique se não contem calorias e aspartame)
Chá de ervas (sem cevada ou adição de qualquer açúcar de frutas)
Suco de limão ou lima (limite de 2 ou 3 colheres de sopa/dia)

OBSERVAÇÕES

  • CAFEÍNA - Excesso de cafeína pode causar instabilidade no açúcar do sangue e deve ser evitada por todos aqueles que suspeitam que são dependentes de cafeína. Todos deveriam evitar cafeína. Bebidas de grãos não são permitidas.

  • BEBIDAS ALCÓOLICAS – não são permitidas durante a indução. As bebidas com baixos carbos serão permitidas, com moderação nas fases seguintes.

Para variar, cada dia vc pode comer também 10 ou 20 azeitonas, ½ abacate pequeno, 1 colher de sopa (1 ounce) de creme azedo ou 3 colheres de sopa (3 ounces) de creme ou 3 colheres de sopa (3 ounces) de creme espesso não açúcarado, ou 3 colheres de sopa de suco de limão ou lima. Mas esteja ciente de que essas comidas ocasionalmente podem retardar a perda de peso em algumas pessoas, que podem precisar evitá-las nas 2 primeiras semanas.

Se vc acha que está emagrecendo vagarosamente modere a ingestão dessas alimentos especiais.

ALIMENTOS CONVENIENTES

Ainda que seja importante q vc coma essencialmente alimentos naturais (não processados), alguns alimentos com carbos controlados podem ser úteis quando vc não dispõe de alimentos apropriados, não tem tempo para uma refeição ou precisa de um lanche rápido. Mais e mais companias estão criando produtos saldáveis q podem ser ingeridos durante a fase de indução da Atkins. Lembre-se de apenas 2 coisas:

- nem todos os alimentos convenientes são iguais. Cheque os rótulos e o conteúdo de carbos. (Veja os produtos na loja Atkins on-line). Apesar desses produtos tornarem a Atkins mais fácil não exagere neles. Lembre-se vc tem q seguir sempre as Regras da Indução


AS REGRAS DA INDUÇÃO

Para alcançar o sucesso essa fase da Atkins tem q ser seguida precisamente.

Se vc a fizer inadequadamente irá impedir a perda de peso e acabará dizendo: “é outra dieta que não funciona”.

Verifique também os avisos extras abaixo. Memorize as regras seguintes como se sua vida dependesse delas. E de fato depende.

1-  Faça 3 refeições principais (desjejum, almoço e jantar) e 3 refeições secundárias (lanches da manhã, tarde e noite). Não pule refeições ou fique mais de 4 horas sem se alimentar. O ideal é se alimentar de 3 em 3 horas
2-  Coma à vontade a combinação de gordura e proteína na forma de aves, peixe, moluscos, ovos e carne vermelha, assim como gordura pura e natural, na forma de manteiga, maionese, óleo de oliva, óleo de açafroa, de girassol e outros óleos vegetais (de preferência prensados a frio ou expeller-pressed)
3-  Coma até 20 g de carboidratos po dia, sendo q a maioria desses carbos deve ser em forma de saladas verdes e outros vegetais. Você pode comer aproximadamente 3 xícaras de salada frouxamente arrumadas (não compactas) ou 2 xícaras de salada mais  1 xícara de outros vegetais (veja Comidas Aceitáveis)
4-  Proíbidos totalmente: frutas, pães, massas, grãos, vegetais com amido (NT=beterraba, batata, mandioca), ou qualquer produto de latícinio além de queijo, manteiga e creme. Proíbidas também comidas que combinem proteínas e carboidratos, como grão-de-bico, feijões e legumes q não estejam na lista dos permitidos.
Nas primeiras 2 semanas não coma nozes ou sementes.

5-  Não coma nada que não esteja na lista de Alimentos Permitidos. E
Isso significa realmente NADA. O pensamento  “só esse pedaço não vai prejudicar” é o BEIJO DA MORTE nessa fase da Atkins.

6-  Ajuste a quantidade de comida ao seu apetite. Quando vc sentir fome, como o suficente para se sentir satisfeito, e não estufado, empanzinado.
   Quando não estiver com fome (nos horários de refeição) coma pequenos lanches com carbos controlados para acompanhar seu suplementos vitamínicos
7-  Cheque todos os rótulos das embalagens ou use uma tabela de informações de carbos. Não aceite nenhum alimento como baixo em carboidrato sem ler o rótulo.

8-  Esteja atento aos carbos escondidos em molhos de carne, temperos e molhos todas as vezes que comer fora de casa.
Molhos de carne são frequentemente preparados com amido de milho, e açúcar é as vezes um ingrediente dos molhos de saladas.

9-  Use sucralose ou sacarina. Lembre-se de contar 1 carbo para cada envelope (ou grama de adoçante). Evite bebidas ou comidas adoçadas com aspartame.

      10-Evite café, chá ou refrigerantes que contenham cafeína. O excesso de cafeína causa queda de açúcar no sangue, o q pode desencadear um forte desejo por açúcar (craving)

11-Beba pelo menos 8 copos de água por dia para hidratar seu corpo, evitar constipação e eliminar os resíduos da gordura queimada

12-CONSTIPAÇÃO = se vc está com o intestino preso misture uma colher ou mais de pysillium husks num copo de água ou mais e tome diariamente. Ou misture semente de linho (linhaça) triturada num shake ou borrife farelo de trigo na salada ou vegetais. 

13-Tome, no mínimo, diariamente um bom multivitaminico, com    minerais, incluindo potassium, magnesium e calcium, mas sem ferro

 
CUIDADOS EXTRAS

  • Fique longe dos produtos “diet”, a menos q eles especifiquem “sem carboidratos”. Muitos são produtos para dietas pobres em gorduras e não para dietas de baixos carbos.

  • As palavras “sem açúcar”, “livre de açúcar”, “sem adição de açúcar” não são suficientes. O rótulo tem que trazer o conteúdo de carboidratos. Só assim vc deve comprá-lo.

  • Muitos produtos que vc normalmente não considera como alimentos, como goma de mascar, balas de hortelã, xarope para tosse, (nt= Cebion), são cheios de açúcar ou outros adoçantes calóriocos.
Devem ser evitados.
Seja cauteloso com saladas preparadas ou bares de saladas. Por exemplo, saladas de repolho ou de atum podem vir preparadas com açúcar.

2 comentários:

ana jane disse...

o cafe damasco pode?vc disse q fruta n pode mais manda comer abacati?carne pode ser a vontade?obrigada.

Debora Praxedes disse...

Ana Jane,
A Dieta de Atkins voce segue acompanhando o livro do Dr. Atkins.
Ela se resume em comer apenas carne e proteina e nenhum carboidrato a não ser os poucos permitidos em quantidade mínima exigida pelo organismo.
O café, alguns refrigerantes, chás, todos contem a cefeína que pode estragar a sua dieta.
Eu segui junto com várias pessoas por um grupo no Yahoo o http://groups.yahoo.com/group/uniaoatkinsbrasil
Tem um pessoal mais experiente que pode ajudar a irar suas dúvidas.

Postar um comentário

Agradeço sua ajuda informando links quebrados.
Se quiser que eu retorne os links novos, ou mesmo alguma outra informação, enviar o endereço para resposta, escrevendo para:
deborapraxedes2009@gmail.com
Msn: debora_praxedes@hotmail.com